17 Janeiro 2015 - 13:01

Operação prende suspeitos de executar cabo da Polícia Militar em Penedo

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Everton dos Santos, 18 anos, o ‘Dindinha’ e Jackson Rocha Santos, envolvidos na morte do cabo da PM

“Vamos frear a violência em Penedo. Chegou ao limite. Ou os bandidos deixam à cidade, ou podem morrer se for para o confronto com as polícias. A sociedade de Penedo pode ficar tranquila, a resposta já esta sendo dada. Vamos dar um basta”. Palavras do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira. 

Nós últimos dois meses de 2014, com o início de 2015, o município de Penedo viveu uma onda de violência desenfreada, com mortes em plena luz do dia e, várias tentativas. E na noite desta sexta-feira (16), uma afronta ao Estado e a Cúpula da Segurança, com a execução do cabo da Polícia Militar Manoel Messias dos Santos, 47 anos. A sexta vítima de arma de fogo só este ano.

A execução filmada por uma câmera de segurança da localidade fez toda à Cúpula da Segurança desembarcar em Penedo e acompanhar de perto os trabalhos. Na cidade, o comandante-geral da Polícia Militar, Lima Júnior, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o delegado Mário Jorge, diretor da DPJ-2 (Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos) e o delegado já convocado para assumir a 7ª Delegacia Regional de Penedo, Rômulo Santana Andrade.

E o resultado, uma grande operação que segundo Cerqueira, já estava programada para acontecer nas primeiras horas do domingo (18), teve que ser antecipada. Quatro foram presos, inclusive o autor intelectual da morte do militar e um dos envolvidos, que estava em uma das duas motocicletas usadas no crime.

“A operação estava prevista para estourar amanhã (18), mas com o assassinato do PM, tivemos que antecipar para que ninguém fugisse. Cumprimos 13 mandados de busca, prisão e apreensão. Apreendemos armas, drogas e quatro suspeitos foram presos. O nosso serviço de inteligência já estava atuando em Penedo. Com a integração das forças e o trabalho minucioso, vamos acabar com a violência, com o tráfico de drogas na cidade. E o assassinato do militar, já foi elucidado. Prendemos o autor intelectual e um dos suspeitos que participou do crime, o proprietário da moto que foi abandonada na cena. Falta prender o que atirou. Mas é questão de tempo. As polícias ainda estão na rua”, pontuou o delegado-geral, que estava acompanhando os trabalhos em Penedo e concedeu entrevista exclusiva.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brOs mandados de prisão, busca e apreensão foram expedidos pelo juiz Ygor Vieira de Figueiredo e cumpridos por 10 equipes do Tigre e Asfixia da Polícia Civil, 04 do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e 02 da Força Nacional (FN). Foram presos por associação ao tráfico, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, Paulinho da Vilma (duas prisões por tráfico, uma em Penedo e outra em Arapiraca. Já cumpriu cinco anos no presídio de Maceió e mandado de prisão em aberto expedido pela 16ª Vara da capital); Givanildo da Cruz, conhecido por Chocolate; e o novo dono do Camartelo, Everton dos Santos, 18 anos, o ‘Dindinha’. Esse assumiu o comando do tráfico na comunidade após a prisão do seu ex-chefe, o Gamimbé. Contra ele, vários crimes, inclusive homicídios. E um menor P.M.S. de 17 anos.

Além de Jackson Rocha Santos, residente na Rua Campos Teixeira, Centro de Penedo. Ele é o proprietário da Honda CG preta e de placa NMN-7716, usado no crime. A história levantada por sua esposa de que teria sido roubada por dois criminosos foi desmontada. Jackson participou do crime com a sua moto. O veículo foi abandonado depois que eles caíram e no momento, nervosos, terminaram saindo correndo a pé.

União de forças

Vários crimes nos últimos meses em Penedo possuem algum tipo de relação, inclusive com o tráfico, que agora deverá ser combatido intensamente.

“A determinação do governador Renan Filho (PMDB), do comandante da PM e do secretário de Estado da Defesa Social (Seds), é combater intensamente a violência em Penedo, o tráfico. Uma cidade linda, com cidadãos de bem não merece ficar a mercê da criminalidade. Vamos intensificar os trabalhos no Camartelo, Cohab e Vila Matias, onde possuem muitos ciganos. O nosso serviço tá na rua e com a parceria da Justiça, Ministério Público, Polícia Federal e Rodoviária Federal, PM e PC, vamos dar um basta, acabar definitivamente com a onda de crimes em Penedo. E ainda, vamos trazer para o município o reforço de equipes da Força Nacional (FN )”, concluiu o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira. 

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • PAULO Será que dessa vez vão prender os ciganos,pois toda população penedense e a própria policia sabe que quem abastece esses criminosos é a comunidade cigana com arma e drogas.
  • Maria não foi nada de camera de segurança que filmou, nunk vi camera de segurança tremer tanto e falar: se você colocar sua cabeça ai eu vou te matar, ... "a que voltou pra pegar ele" e ainda aparece outro celular filmando no 00:22
  • 100% Penedense Vamos da um basta nessa violência Senhor Delegado
  • penedense parabéns, Penedo estava merecendo urgente dessa atitude policial e da justiça, parabéns
  • Basta Isso é o q queremos q aconteça operações para resolver não só o crime do policial como das outras vitimas q ate agora aguardamos solução. Os policiais de Penedo são esforçados e queremos q eles tenham mais apoio por parte do governo do estado. Parabenizo e espero q não fique só nisso!!!
  • Piaçabuçu Aos que fazem as leis do nosso país,porque foi divulgado em rede nacional o video do Gamibé,onde a policia estava desfilando com o mesmo,e porque não colocar este onde esses marginais tiram a vida deste policial militar covardemente...KD A OAB,DIREITOS HUMANOSE OUTROS DEFENSORES DE BANDIDOS
  • inteligencia Sop S2 Não são todos, mas a maioria dos ciganos atormenta Penedo. A PM deve sim, agir com o serviço de investigação P2 em cima desse pessoal, pois eles furtam, roubam, andam armados e ameaçam todos pela frente, basta olhar pra eles de cara feia. Esta operação foi ótima e assim torço que permaneça.
  • penedopedesocorro Dr. Paulo e Equipe estão de parabéns se dependesse dos policiais de Penedo não só da militar e civil não resolvia nada os q trabalham aqui são envolvidos com os ciganos e outras coisas mas.
  • JS Leva eles a um canto de arrependimento (canavial),mete uma bala em cada e ta feito a justiça.
  • Olha aí Quando a polícia quer é assim. Parabéns a todos envolvidos na missão. Agora é descer a lenha nesses vagabundos. Penedo é cidade de pessoas de bem. Delegado expulsa esses marginais daqui
  • Arapiraquense Rapaz aqui em Arapiraca tava um caos mais esses delegados novos chegaram e tudo esta mudando. O mario jorge é famoso aqui pena do povo daqui que ele saiu
  • PM PMSE Parabéns aos policiais civis e militares envolvidos nessa operação. A violência tem que ser combatida com força, pois se os policiais ficarem de braços cruzados devido a falta de leis que realmente punam esses vagabundos, nós mesmos estaremos criando um monstro incontrolável, e combater é primordial
  • PM PMSE Abordagens é a alma do policiamento ostensivo, pois se abordarmos constantemente, a criminalidade diminuirá. O cidadão deve se conscientizar que ser abordado não é vergonhoso, pois temos a certeza que a polícia está trabalhando em prol a comunidade.
  • PM PMSE Maria, se a senhora observar essa filmagem foi sim de uma câmera de segurança, pois a conversa e o celular que a senhora vê, as pessoas estão filmando no monitor da câmera de segurança. Se observar bem, verá que ao lado direito da pra ver os botões de controle do monitor.
  • PM PMSE Observando o vídeo, percebemos que foram duas motos e quatro elementos envolvidos no crime do Cabo, pois a roupa do que termina a execução é totalmente diferente do que inicia o crime. E o retorno foi muito rápido, não sendo possível voltar pra terminar a execução já com outra roupa em pouco tempo.
  • PM ATENTO A PM E A PC TEM QUE SE UNIR AÍ EM PENEDO SE NÃO OS BANDIDOS TOMAM DE CONTA ISSO TÁ PARECENDO GUERRA PAREM DE VAIDADES TUDO É POLÍCIA NOSSA FAMÍLIA É GRANDE
  • macaco@hotmail.com essa MARIA é burra kk estão filmando já do monitor lerdaa
  • naldo se parabéns aos policiais ver se dão a eles uma pena de morte. qui eh o qui o brasil tá precisando
  • sgt mais cedo,ou mais tarde eles estarão na rua e aí sim será feito o acerto de contas,pois a vontade é pagar da mesma moeda que o amigo e companheiro de sempre,Manoel,foi morto.Fica aqui meu desabafo.
  • PM PMSE AGORA TEM UMA COISA: OS COMPANHEIROS DA PMAL QUE ATUAM EM PENEDO TEM QUE CORTAR O MAL PELA RAIZ, POIS O CAMARTELO JÁ ESTÁ PACIFICADO, E NÃO PODEM MAIS DEIXAR NASCER OUTRO MONSTRO. TEM QUE SATURAR ENTRANDO LÁ TODOS OS DIAS SEMPRE QUE POSSÍVEL, FAZER RONDAS E ABORDAR, SENÃO, VÃO PERDER O TERRITÓRIO.
  • ORGULHO DE SER PENEDENSE NÃO BASTA A POLICIA DESARTICULAR ESSAS FACÇÕES,A POPULAÇÃO TEM QUE SE FAZER PRESENTE E AJUDAR NO COMBATE E EXPULSAR ESSA ESCORIA DE NOSSA CIDADE.
  • Resposta a Maria Maria, se você não percebeu, o video que está circulando do assassinato, foi filmado a TELA DA CAMERA DE SEGURANÇA, por isso o celular aparece. Presta atenção, moça!
  • PM PMSE É ASSIM QUE SE FALA sgt. NÃO TEM MAIS JEITO, O CAMINHO É ESSE.